sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tempo e clima

  Diariamente assistimos no jornal a previsão do tempo que nos informa as condições atmosféricas do dia ou da semana em várias cidades do Brasil. Então, por exemplo, amanhã em Itu (interior de São Paulo), 24/05/2014,  a previsão é de chuva - 90% de chance - e calor, temperatura mínima de 18ºC e a máxima de 22ºC. 
  Apesar de quente, será menos que hoje, por exemplo, cuja máxima é de 26ºC. 

Fonte: INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2644

  O principal instituto que realiza pesquisas meteorológicas é o INPE. Não só realiza previsões do tempo, mas faz mapas de risco geológico para prevenção de desastres naturais, clima, monitora tempestades, raios, ciclones, furacões, entre outros fenômenos e a qualidade do ar.
  Com os satélites do INPE é possível não só saber a previsão do tempo, mas compreender a dinâmica atmosférica por meio da análise dos mapas e das cartas sinóticas. Vejamos os mesmos exemplos:


O mapa abaixo, indica a condição do tempo na sexta (23/05) no Brasil. De uma forma simplificada, é possível sem dificuldade perceber onde provavelmente vai chover e onde fará sol.
  A explicação ao lado nos traz a informação de uma frente fria no sentido sudoeste que atinge inicialmente os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na próxima imagem (carta sinótica), é possível perceber que a frente fria vem do Oceano Pacífico e tende a avançar nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

Fonte: INPE. Disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/
Fonte: INPE. Disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/









































          

            
             

















    
                                 



      
 














Mas afinal, o que é frente fria?

















A frente fria é o encontro de massas de ar, sendo uma quente e uma fria. O ar quente, por ser mais leve, sobe e no contato com o ar frio o vapor d'água da atmosfera condensa e cai em forma de chuva.
Fonte da imagem: http://meteorologia.no.sapo.pt/interpretacao%20de%20cartas%20de%20tempo.htm








































Qual é então a diferença entre tempo e clima?

O tempo é formado por condições atmosféricas (temperatura, umidade, pressão, velocidade do vento, etc) momentâneas, podendo ser diária, semanal ou mesmo mensal.
Já o clima é definido por uma "sucessão habitual dos tipos de tempo de um determinado lugar". Essa sucessão, ou seja, sequência de tipos de tempo foi determinada no tempo de 30 a 35 anos. Então quando se diz: Como o clima está? É errado, já que o clima não está, ele é. Mas o clima não pode mudar?
Pode sim. Mas para verificar as mudanças no clima é preciso analisar um histórico de temperatura e pluviosidade por décadas.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário