domingo, 18 de maio de 2014

Regionalizações da América e Colonização

Regionalizar significa dividir o território em partes, segundo algum critério que pode ser natural (relevo, clima, vegetação, etc.), social (cultura, língua oficial, etc.) ou econômico (atividades econômicas principais, influências, etc.).

O continente Americano geralmente é dividido segundo dois critérios: físico (político) e histórico-social (por exemplo: história da colonização, se foi de povoamento ou de exploração, etc.)

- Físico ou político: América do Norte, América Central e América do Sul.

Observação: Percebam que o México nessa divisão fica na América do Norte.


Fonte: http://multiplicandoageografia.blogspot.com.br/p/aula-de-geografia.html

- Histórico, social e econômico: América Anglo-Saxônica e América Latina.

O nome anglo-saxônica deve-se ao fato do Canadá e os Estados Unidos terem sido colonizados em grande parte pela Inglaterra (exceto a província de Quebec - Canadá). A língua inglesa tem origem anglo-saxônica ou germânica. Da mesma forma Latina significa que a língua origina do Latim.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/mexico-faz-parte-america-norte-tambem-america-latina-732244.shtml
Percebam que nessa classificação o México pertence à América Latina, já que a colonização do México se parece com a dos países da América Central e do Sul.

Diferenças das colonizações: colônia de povoamento e de exploração

    Essas diferenças das colonizações repercutiram no desenvolvimento dos países. A maioria dos países da América Latina mantém até hoje a economia baseada na agricultura voltada para exportação e em grandes propriedades. Como esses países têm poucas indústrias e pouca tecnologia, precisam importar máquinas de países industrializados.
  Dessa forma, os países industrializados se desenvolvem cada vez mais e os países de economia agroexportadora dependem daqueles. Essa é a herança colonial da América Latina. 


Consequências da colonização

Quando os povos europeus chegaram ao "Novo Mundo" havia uma população nativa, os índios, que foram desconsiderados em ambas colonizações. Não só desconsiderados como exterminados. Hoje o número de indígenas é reduzido. No Brasil, há algumas reservas indígenas que são protegidas por lei e tem a Funai como instituição de proteção. 

Fonte: Cola da Web.            



http://lemad.fflch.usp.br/node/373

Para saber mais sobre as reservas indígenas no Brasil visite o site do Laboratório de Ensino e Material Didático da Usp: http://lemad.fflch.usp.br/node/373


 

 

 

 

 

 


















 



Nenhum comentário:

Postar um comentário